Publicidade e Propaganda - UNIVÁS

Publicidade e Propaganda - UNIVÁS

domingo, 15 de maio de 2011

Geração de mídia espontânea é destaque na palestra do CEO da PUBLICIS Brasil

Mais de sete milhões de reais. Este seria o valor do investimento da Fundação Pró-Sangue, o maior hemocentro da América Latina e Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde, na campanha "Doe sangue e passe a bola para um amigo seu", criada em 2010 pela Publicis para estimular o aumento do estoque dos bancos de sangue do país. A campanha foi estrelada por celebridades, como Luiza Brunet, Felipe Andreoli e Paulo Henrique Ganso, e também teve a contribuição de profissionais do mercado publicitário, como o fotógrafo Marcus Hausser, e de grandes veículos de comunicação do país.

O custo milionário para a criação e a veiculação da campanha não passa de uma estimativa, já que os profissionais e empresas envolvidas não receberam pelo trabalho realizado e a campanha ganhou destaque nos vários meios de comunicação, com a divulgação de notícias em jornais, revistas, rádios, TVs e sites, a chamada mídia espontânea.


    Orlando Marques: Publicis, ideias contagiantes
    que mudam a conversa

O CEO da Publicis Brasil também apresentou outras campanhas criadas pela empresa que tiveram altos investimentos por parte das marcas clientes, como a Swatch, e cujos resultados foram multiplicados com a mídia espontânea gerada. Um exemplo é o Swatch "Traços de um arquiteto", inspirado nos traços do arquiteto Oscar Niemeyer e lançado no ano passado em uma festa realizada em Brasília durante o cinquentenário da capital federal.

Segundo Orlando Marques, para atrair a atenção da mídia, foi projetado um relógio da marca na cúpula do Museu Nacional de Brasília, obra arquitetônica assinada por Niemeyer. O relógio, então, se tornou o responsável oficial pela contagem regressiva para a chegada do dia 21 de abril de 2010. A imagem dos ponteiros do enorme relógio marcando a histórica meia-noite se espalhou pela mídia.

O que também ganhou destaque nos vários veículos de comunicação foi a pulseirinha em formato de relógio Swatch que substituiu os tradicionais braceletes usados para o acesso a áreas VIPs de festas e eventos. Quem foi filmado e/ou fotografado em tais eventos parecia estar usando um relógio da marca. As chamadas Swatch Wristbands se tornaram plataforma mundial da Swatch, isto é, um novo espaço de divulgação da marca, e renderam à Publicis o Leão de Bronze em mídia no Cannes Lion 2010. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário