O público se divertiu nesta quarta-feira com a palestra da publicitária Flávia Coradini, que apresentou o dia a dia da dupla de criação sem o glamour que os futuros profissionais de publicidade esperam encontrar ao ingressar no mercado de trabalho.
De forma descontraída e muito bem humorada, a Redatora exemplificou o passo a passo do trabalho criativo com o que vivencia na agência. Ao tratar do processo, que começa com o atendimento, passando por outros segmentos, como o planejamento, até a apresentação das ideias ao presidente da agência, ao público pesquisado e, finalmente, ao cliente, Flávia narrou episódios da carreira que arrancaram risos e aplausos da plateia. Ao mesmo tempo, as histórias permitiram aos presentes ter a dimensão do real trabalho da dupla de criação e da importante participação do Mídia, do Atendimento e de outros profissionais da empresa de comunicação no processo de criação de uma campanha.
Segundo a publicitária, é um mito imaginar que o criativo permanece isolado em uma sala, criando ideias fantásticas. A realidade é muito diferente e, para que o trabalho atenda aos objetivos que deve cumprir, depende de todo o processo que envolve os vários departamentos da agência. E isso não significa que todas as ideias brilhantes dos publicitários serão aprovadas pelo cliente e compreendidas pelo público ao qual as peças publicitárias se destinam. Flávia contou casos em que as propagandas tiveram que ser tiradas de circulação porque esta ou aquela associação julgou a mensagem ofensiva a um grupo social e acionou o CONAR, o Conselho de Autorregulamentação Publicitária. Mas tais limitações não devem inibir o trabalho dos profissionais. A inovação deve ser constante ou a campanha não vai impactar o público e fazer com que as pessoas se lembrem dos anúncios.
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